Minha história

Nasci para cuidar e valorizar a beleza humana”, avalia Darcy Bicalho, antes de iniciar a narrativa da sua trajetória de vida. Desde muito cedo, esta brava goiana trabalha na área de beleza. Junto com sua mãe, já na pré-adolescência, ela aprendia e trabalhava em um instituto de beleza. Darcy conta que, sem a tecnologia de hoje, a alternativa para manter as pessoas mais bonitas era usar a criatividade, transformando produtos naturais em máscaras de beleza para as clientes.

Em 1959, Darcy muda-se para Brasília e acaba dividindo a sua vocação com uma atividade no mínimo inusitada: “como no início da capital o número de mulheres era reduzido, de artista de beleza fui trabalhar em uma casa de equipamentos e peças para trator onde cheguei até a comandar a oficina mecânica. Nas horas vagas, ainda vendia cosméticos”, relembra.

Após algum tempo passou a trabalhar no extinto Banco Nacional, onde permaneceu até o seu casamento. Mesmo com todas as atribuições de mãe e dona de casa, retorna a sua verdadeira identidade profissional e passa a atender clientes em sua própria casa.

Darcy Bicalho inicia sua jornada de estudos e viagens para aprimorar seus conhecimentos e, após alguns anos, abre sua primeira clínica no Centro Comercial Gilberto Salomão, expandindo depois para a Asa Norte. Alguns anos depois, chega ao Centro Clínico do Lago Sul. Inicialmente, no ano 2000, realiza seu sonho com a inauguração da clínica, no edifício Medical Plaza, na QI 3 do Lago Sul, onde pode oferecer conforto, segurança e alta tecnologia em um andar inteiro à disposição de seus clientes. Seu talento sempre foi o de remodelar faces e corpos, reconstruir a auto-estima perdida e preparar almas para o momento em que a idade começa a deixar suas marcas. Quando criança, sua imaginação não conhecia limites. A atualização e o estudo constante de novas técnicas em cursos no Brasil e no exterior transformam Darcy Bicalho em umas das mais conceituadas profissionais de estéticas do país.

Eternamente jovem

Pique-pega, amarelinha, boneca, adedonha… brincadeiras de criança. Mas para a pequena Darcy, com seu inconfundível sorriso e inesgotável energia, a criatividade ia além. O mundo de sonhos e fantasia que entremeavam sua infância misturavam-se com a beleza das alamedas e praças de Goiânia, sua cidade-natal. Nada mais inspirador para aquela que seria futuramente uma artista da beleza, mas não da arquitetura do concreto e cimento. Água, bicarbonato, frutas, pepino, pomadas, tudo valia na criação de fórmulas mirabolantes para dar esperança aos rostos encravados e marcados pelo tempo. “Era tudo muito intuitivo”, lembra Darcy Bicalho, hoje esteticista e proprietária da Maison Darcy Bicalho, um dos melhores centros de tratamento do corpo e rosto do País. “Acho que já nasci uma terapeuta em estética”.

A perseverança sempre foi a característica mais marcante de sua personalidade empreendedora. Medo de trabalho? Nem pensar! Aos 11 anos, Darcy já auxiliava sua mãe no salão de beleza, trabalhando como manicure. Ao completar 17 anos, chegou em Brasília com a cara e a coragem. Mas, ao invés de rostos, pés e mão, entregou-se ao mundo dos jipes, tratores e auto-peças da oficina Sotema, no Núcleo Bandeirante. Ao mesmo tempo, vendia produtos da Avon, ganhando vários prêmios em reconhecimento às vendas bem sucedidas. “Os cosméticos, portanto, sempre estiveram presentes em minha vida”, ressalta Darcy. Depois, obteve emprego como bancária no extinto Banco Nacional, aproveitando as horas vagas para ir à casa das pessoas fazer manicure e limpeza de pele.
Finalmente veio o casamento e a oportunidade de se dedicar unicamente aquilo que mais gostava: a estética. Darcy iniciou ma jornada incansável de um curso atrás do outro, um ritmo que mantém até hoje para sempre se manter atualizada na área. No Exterior, estudou no laboratório G.M. Colin, em Paris, e fez ainda dois cursos de especialização em talassoterapia no laboratório Thalgo em Frejus, na Riviera Francesa.

Dos vários prêmios que recebeu, pode-se destacar o de Empresária do Ano, em Brasília, Esteticista do Ano e Melhor Clínica de Estética, no Rio de Janeiro e, mais recentemente, o Prêmio Qualidade Brasil 1998, oferecido pela Intemational Exporter’s Service em reconhecimento às empresas que mais se destacam em cada área de produção. O evento, no Clube Monte Líbano, em São Paulo, foi um momento de verdadeira glória para Darcy. A esteticista recebeu o prêmio ao lado de personalidades famosas, como Eva Wilma, Baby do Brasil, Fafá de Belém, Leila Cordeiro, Marília Pêra e Doris Giesse, entre outras. “Me senti como se estivesse recebendo um Oscar”, vibra Darcy. Nada mais natural. Afinal de contas, ela pertence ao seleto grupo de 12 esteticistas no Brasil a possuir o certificado brasileiro e Internacional da Cidesco (Comitê Intemational D’Esthétique Et Cosmétologie), o mais importante da área.

A Maison Darcy Bicalho está funcionando com sucesso no Centro Clínico do Lago. Anualmente, a esteticista leva um grupo de clientes para um SPA de beleza na Riviera Francesa, com dez dias de tratamento de talassoterapia. “O mais importante no meu trabalho são as clientes”, destaca Darcy. “Entre elas, seria impossível não citar a embaixatriz Lenir Lampreia, que considero a Lady Di do Brasil”. Para diversificar ainda mais o seu lado empreendedor, a esteticista resolveu investir também em outros ramos. Em Brasília, abriu com sucesso a casa noturna Basic Club e, no Rio de Janeiro, a loja de design Elementar. “Quero estimular e fazer aflorar aquilo que cada um possui de mais bonito”, finaliza.